terça-feira, 4 de outubro de 2011

PROJETO ENTENDENDO A SEXUALIDADE 2009


Mensagens
Sexualidade hoje

Antes de tudo, é necessário se ter uma noção básica do que seja sexualidade. Nos dicionários pode se encontrar que sexualidade é a qualidade do que é sexual volúpia (mini dicionário Silveira Bueno, FTD).

Mas qual será o conceito das pessoas sobre sexualidade? Muitos vêem a sexualidade como apenas o ato sexual, se “esquecendo” de valores éticos e morais, e que serve apenas para a reprodução, perpetuação da espécie.

É notório, nos dias de hoje uma desvalorização e banalização em se tratando da sexualidade. Pessoas não se valorizam se “entregam” sem mesmo conhecer o parceiro sexual, a conhecida transa de fim de festa, onde “rola” aquele clima e para satisfazer um prazer momentâneo, transam. Mas até que ponto isso é positivo? O problema se torna mais agravante quando surge uma gravidez indesejada, uma DST ou até mesmo uma difamação de um para com o outro.

Programas educacionais são lançados em meios de comunicação e escolas através de palestras, para salientar esses “problemas”, só que muitos jovens vêem isso como “besteira”. Não se importando, não pensam nas conseqüências, acham que por serem jovens jamais irão acontecer com eles. Além de que, acreditam que esses avisos são proibições, que a sociedade quer apenas impedir a felicidade alheia, vendo esses programas de alerta como um desafio a ser vencido.

É necessário se ter uma visão mais critica da realidade, sabendo agir nos momentos mais tentadores, onde o id tenta de todas as formas vencer o ego e o superego, se equilibrando e vivendo de uma forma realista com as dificuldades e os instintos humanos, valorizando-se e dando um valor merecido a sexualidade.

Pois sexualidade não é apenas o ato em si, e sim todas as relações humanas, desde o olhar, o falar e o agir, sem restrição de raça, religião, idade. Sexualidade está presente em todas as fases da vida.


Alessandra Machado De Gino,
Maracas - BA - por correio eletrônico
Endereço eletrônico: ale_machado27@hotmail.com










Nenhum comentário:

Postar um comentário