domingo, 11 de setembro de 2011

COMUNIDADE CONECTADA

ESCOLA ESTADUAL MARIA NEUSA CARMO DE SOUSA
Diretor: LINO CARLOS ALVES DA SILVA
Diretor Adjunto: JONAS ALEXANDRE ARAUJO DE SOUZA
Coordenação Pedagógica: Aurilene, Melina Farias, Iolanda
Coordenadora dos Ambientes Colaborativos: Luzimar da Conceição Silva
Coordenadores do LIED: Macrivane de Aquino, Neuronizia Pires, Silvia da Silva

PROJETO COMUNIDADE CONECTADA

Ficha de Identificação:

1- Modelo de Gestão:
Gestão Estadual
2- Área de Abrangência:
Comunidade Escolar, Comunidade do Bairro Jardim Felicidade I e adjacências

Resumo:
O Projeto Comunidade Conectada tem o propósito de conscientizar a comunidade de modo em geral da importância da informática e seus aplicativos quando usada de maneira educativa. Mostrando desta forma, os possíveis danos que podem causar quando usada de forma incorreta. Assim, interagir á comunidade oferecendo oficinas com noções básicas de informática, construção de slides, como fazer uma boa pesquisas na internet dentre outros para a clientela que estiver interessada na oferta, bem como pais dos alunos da escola , estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA, Universitários, funcionários de apoio da escolar e a comunidade em geral do bairro Jardim felicidade I e adjacências. .

3- Nome do Gestor:
LINO CARLOS ALVES DA SILVA0
5- Endereço:
Rua Hamilton Silva, 500, Bairro Jardim Felicidade I

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:

1- Titulo do Projeto:
Projeto Comunidade Conectada
2- Ambiente Executor:
LIED: Laboratório de Informática Educativa
3- Monitoramento:
Diretor da Escola e Coordenação Pedagógica e Coordenadora dos Ambientes
4- PARCERIAS:
NTE

1- APRESENTAÇÃO:
Com o avanço tecnológico e a chegada do terceiro milênio, surge uma grande explosão da informática em todos os setores de trabalho {Pierre Lévy, 97}. O educacional, a mola básica das formações, deve ser pensado e programado, a fim de estabelecer um elo entre a informatização e o processo educacional como um todo. Cabe a nós, professores, incentivar, objetivar e direcionar o ensino com o uso da informática como ferramenta para a construção do conhecimento.
Esse processo ocasionou avanço nas tecnologias da informação e da comunicação, levando os sujeitos sociais a aquisição de novos hábitos, valores, conhecimentos e formas de pensar. Tais fatos vêm repercutindo no contexto educacional, uma vez que a escola como única detentora de todas as formas de conhecimento, tem como base novas formas de desenvolver ações educativas apropriando-se da tecnologia e da comunicação no processo ensino aprendizagem.
"A Internet faz hoje parte do nosso mundo, , incluindo o espaço escolar, e a educação não pode passar ao lado desta realidade. Este novo recurso põe à disposição um novo mar de possibilidades para novas
aprendizagens, permite a interação com outras pessoas das mais variadas cultura possibilita o intercâmbio de diferentes visões e realidades, e auxilia a procura de respostas para os problemas. “Ela é um excelente recurso para qualquer tipo de aprendizagem, em particular nas aprendizagens em que o aprendente assume o controle”.(MOURA, 1998 op.cit.).
Nesta lógica as inovações tecnológicas da informação e da comunicação, configuram-se como interfaces entre o conhecimento do senso comum, o conhecimento acadêmico e o conhecimento escolar, ao mesmo tempo estabelecendo a articulação entre estes. Entretanto, registra-se a necessidade de habilidades básicas por parte da comunidade para uso da Internet como ferramenta de busca, correio eletrônico e análise da Internet como recurso educativo. Desta forma a Internet proporciona a exploração de Sites, transmite informações, é uma comunidade reflexão, fonte de recursos e espaço para colaboração. Daí justifica-se sua importância como uso educativo. Nesses termos a internet pode ser utilizada como ferramenta mediatizadora da construção do conhecimento crítico e reflexivo, capaz de estabelecer uma relação dialógica e de troca de saber entre os cidadãos que pertencem aos bairros que fazem fronteira com a Escola estadual Mª Neusa Carmo de Sousa, como disseminador de conteúdos e informações que dispõe de novas linguagens e práticas educativas.
Deste modo, a presente proposta visa utilizar o computador como uma ferramenta educacional para a melhoria da qualidade de ensino, como resultado esperado, os alunos, funcionários de apoio da escola, pais, universitários e comunidade em geral devem ser agentes ativos deste processo e os professores assumirão no contexto o papel de facilitador do ensino-aprendizagem.

2 – OBJETIVO GERAL

Democratizar o acesso aos meios de comunicação moderna, incentivando o desenvolvimento dos processos cognitivos, sociais e afetivos..

Principais ações
• Democratizar o acesso à informação e ao conhecimento, permitindo a um número cada vez maior de cidadãos adquirirem a sua "identidade digital".
• Apoiar atividades escolares e contribuir para a educação formal nas comunidades, beneficiando crianças, jovens, adultos e idosos.
• Contribuir para a melhoria dos serviços de interesse comunitário.
• Proporcionar ferramentas de inclusão digital, ajudando-os a se organizar, planejar e executar projetos.
• Fortalecer a auto-estima dos cidadãos, levando-os a reconhecer e desenvolver suas capacidades criativas dando-lhes perspectivas profissionais, facilitando assim o seu acesso ao mercado de trabalho.

3- Objetivos Especifico:

 Levar a cultura digital a quem não tem facilidade de acesso aos mais modernos meios de comunicação. Através da inclusão digital.
 Aplicar os conhecimentos veiculados pela Internet, orientando - os para a importância e contribuição do uso desta na educação, no desenvolvimento da aprendizagem e na obtenção de informações, levando-os a desenvolver o interesse por uma boa pesquisa na internet.
 .Contribuir significativamente para o desenvolvimento cultural, educacional, social e digital da comunidade.
 Apresentar um caráter socioeducativo, uma vez que seus recursos tecnológicos permitem às comunidades desenvolverem projetos, individuais ou coletivos, buscando assim superar condições de carência.
 Oferecer a cada indivíduo a possibilidade de ter a sua "identidade digital" por meio do uso da Internet e do correio eletrônico.

4- Justificativa:

Inúmeros estudos na área da Informática Educativa têm comprovado que a idade avançada não é fator determinante da aprendizagem do uso do computador: o importante é que se reconheça a necessidade de obedecer ao ritmo, às características pessoais e a história de vida de cada um, para que se possa organizar um ambiente favorável à aquisição das competências a serem aprendidas.
Então, a educação escolar carece de novos paradigmas que a tornem competitivas frente aos novos estímulos oferecidos à sociedade através das novas tecnologias. faz-se necessário, portanto, a absorção do conhecimento dessas tecnologias para o efetivo aproveitamento pedagógico desses mecanismos e assim possamos efetivá-los em proveito de uma educação de qualidade.
.Deste modo, o computador, com suas infinitas possibilidades de interação com o mundo, pode vir a auxiliar tanto a comunidade, professores quanto alunos no árduo caminho do aprendizado. Assim, também o educador torna-se um aprendiz constante, mesclando seus saberes entre o instrutivo e o educativo para que possa cumprir seu papel de mestre, na condução do aprendizado efetivo dos alunos, sabendo de ante mão, ser um mero expectador desse processo que muitas vezes gera frutos em longo prazo, onde seu exemplo como pessoa completa provavelmente está sendo absorvido ou descartado, mas, nunca ignorado.
Portanto, a nossa prática no Laboratório de Informática deve ser firme e cuidadosa, permeada de muito estudo, pesquisa e sempre procurando renovar nossas práticas, criando ambientes que proporcione interação com o objeto de aprendizagem, buscando atingir positivamente a vivência na comunidade escolar.

5 – Perfil Geográfico

O Projeto Comunidade Conectada será desenvolvido na Escola Estadual Maria Neusa Carmo de Sousa, localizada na Comunidade Jardim Felicidade I ao longo da rodovia do Curiaú, município de Macapá, Estado do Amapá.

5. 1 – Público Alvo

Comunidade em geral, bem como universitários , pois iremos motivá-los uma vez que o computador é um instrumento da atualidade capaz de facilitar sua aprendizagem. Permitirá prepará-lo para a sociedade atual, onde as mídias estão em evidência fazendo parte do dia-a-dia das pessoas e exercendo papel preponderante nas áreas do conhecimento.

5.2 – Resultados Esperados
Esperamos que o nosso trabalho sirva como suporte, na superação das principais dificuldades dos cidadãos, no que se refere à aprendizagem digital e na sua vida cotidiana.
Essa expectativa é positiva, pois vivenciamos na escola um clima de cooperação e engajamento da comunidade com a melhora do ensino aprendizagem.

6- Metodologia
Em primeiro lugar, abrimos às inscrições para as pessoas da comunidade e adjacências interessadas a participar de uma oficina básica sobre computação e o sistema operacional LINUX, onde a mesma há um leque de possibilidades de um processo de inclusão digital orientado para suas características e necessidades, tomando-as como agentes construtoras de sua aprendizagem.
Também abriremos espaço para estudantes universitários que gostam de pesquisar e não tem acesso a este tipo de tecnologia, neste iremos disponibilizar 05 máquinas e trabalharemos com agendamento para não atropelar o processo. Quanto às pesquisas e informações feitas pela internet tomamos todos os cuidados para que as fontes disponíveis não façam apenas uma busca em só aprender a usar a internet. Neste momento a função mediadora do professor multiplicador/ é fundamental para a busca da leitura crítica do que se pesquisa usando as diferentes fontes de informação disponíveis nos sites. Assim, o conhecimento básico do sistema operacional LINUX e recursos de navegação na Internet (sites de busca para pesquisa, e comunicação por e-mail) são trabalhados elaborados/selecionados/organizados pela Coordenação, integrando o material de apoio ’ que o projeto pretende configurar, afastando-se de iniciativas até exitosas, na área, mas que carecem desse requisito essencial.
De acordo com (FRÓES) “Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, a telemática traz novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqüência, a um pensar diferente.”
BORBA (2001) vai um pouco mais além, “quando coloca “seres-humanos-com-mídias” dizendo que” os seres humanos são constituídos por técnicas que estendem e modificam o seu raciocínio e, ao mesmo tempo, esses mesmos seres humanos estão constantemente transformando essas técnicas.” ( p.46)
Dessa mesma forma devemos entender a Informática. Ela não é uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Quando a usamos, estamos sendo modificados por ela.

Entretanto, sob essa perspectiva, tomando como referência os interesses/necessidades/realidade dos participantes o Projeto propõe uma oficina de inclusão digital de aproximadamente 60h/a, que se desenvolve semanalmente (de abril a Junho, no primeiro semestre, e de Setembro a Novembro, no segundo) nas dependências do Laboratório de Informática da Escola Estadual Maria Neusa Carmo de Sousa com duas turmas semestrais – cada uma com vinte (20) alunos, dada a capacidade do referido laboratório – de acordo com a ordem de inscrição dos interessados.

CRONOGRAMA DE TRABALHO
Funcionamento do LIED Data Participantes
• Inscrição para a comunidade do curso básico de informática.
• Agenda para pesquisa aos universitários
Mês de Março

Comunidade
• Momento com os professores multiplicadores, para se discutir as orientações repassadas sobre o uso do LIED. Março
Comunidade

Universitários
• Organização do ambiente e preparação das atividades para o atendimento a comunidade. Março

Comunidade
• Inicio da oficina Abril Comunidade
• Término da oficina Novembro Comunidade

AVALIAÇÃO
Ao final de cada semestre, os professores multiplicadores do LIED, juntamente com a coordenadora dos ambientes colaborativos, coordenação pedagógica e direção escolar farão uma avaliação sobre o aproveitamento da oficina e atendimento por agenda do desempenho obtido.
Deste modo, os projetos terão suas culminâncias no final do 2º semestre que servirão como norteadores para as avaliações finais dos trabalhos realizados.
Para cada atividade realizada diariamente, constará registro em diário com espaço para possíveis observações sobre as principais dificuldades e avanços possíveis.

Conclusão

A Tecnologia não causa mudanças apenas no que fazemos, mas também em nosso comportamento, na forma como elaboramos conhecimentos e no nosso relacionamento com o mundo. Vivemos num mundo tecnológico, estruturamos nossa ação através da tecnologia, como relata KERCKHOVE, na Pele da Cultura “os media eletrônicos são extensões do sistema nervoso, do corpo e também da psicologia humana”.
Conceber a Informática como apenas uma ferramenta é ignorar sua atuação em nossas vidas. Deste modo, percebe-se que a maioria das escolas ignora essa tendência tecnológica, do qual fazemos parte; e em vez de levarem a Informática para toda a escola, colocam-na circunscrita em uma sala, presa em um horário fixo e sob a responsabilidade de um único professor. Cerceiam assim, todo o processo de desenvolvimento da escola como um todo e perdem a oportunidade de fortalecer o processo pedagógico. Mais, nossa escola apresenta em contra partida esta proposta de apoio ao desenvolvimento e implantação da tecnologia da informática dentro desse projeto de melhoria da qualidade e eficiência do sistema educacional para alunos universitários e a comunidade de menor poder aquisitivo acesso a recursos tecnológicos, criando meios para evolução do pensamento, raciocínio lógico, assim como todo o desenvolvimento cognitivo.
Entretanto, usando a técnica dentro de um objetivo múltiplo e contínuo encontrando um caminho atuante e integrante para a formação da cidadania.

Referencias Bibliográficas

 BORBA, Marcelo C. e PENTEADO, Miriam Godoy - Informática e Educação Matemática - coleção tendências em Educação Matemática - Autêntica, Belo Horizonte – 2001
 PENTEADO, Miriam - BORBA, Marcelo C. - A Informática em ação - Formação de professores , pesquisa e extensão - Editora Olho d´Água, 2000 , p 29.
 FRÓES, Jorge R. M.Educação e Informática: A Relação Homem/Máquina e a Questão da Cognição -
 (MOURA, 1998 op.cit.).
 KERCKHOVE, D.A Pele da Cultura. Lisboa: Relógio d’Água, 1997.

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